sábado, 21 de julho de 2012

SETE BOAS MANEIRAS DE VIVER EM SANTIDADE



 1.Santidade significa separar-se do mundo.


Isso não quer dizer que você vai morar no alto da montanha, isolar-se e jamais falar com alguém que não seja cristã. Significa que seu coração se desliga do sistema de valores do mundo. Em vez disso, você dá valor às coisas que Deus valoriza acima de tudo. As conseqüências por não fazê-lo são sérias. "Não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" (Tg 4:4). Quem quer ser inimigo de Deus? Sei que é difícil se separar do mundo quando você vive nele. No entanto, se esse é o desejo de seu coração, você pode pedir a Deus para ajudá-la. É claro que você precisa optar por não assistir a certos programas de TV, não assistir a certos filmes, não ler certas revistas e não frequentar certos lugares. "Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo" (1Jo 2:15,16). Peça a Deus que a ajude a se separar das coisas do mundo e a aprender a amar o Senhor mais do que você ama o mundo.

2. Santidade significa purificar-se. 


Purificar-se não quer dizer vestir uma túnica branca para cobrir 
tudo o que não é santo em você. Significa pedir a Deus, que é santo, para purificar seu coração. E lá que começa tudo o que não é santo. Purificarmo-nos significa fazermos um balanço de nossa vida, nossos pensamentos, nossas ações, nossos relacionamentos e negócios e limparmo-nos de qualquer coisa que nos contamine. É um processo que realizamos ativamente. Isso significa que decidimos ser moral e eticamente puras. "E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro" (1 Jo 3:3). Quando Deus disse: "santos sereis" (Lv 19:2), as ordens que ele deu depois disso estavam relacionadas a não roubar, mentir, defraudar, ser maledicente, buscar vingança e não cair em idolatria. Isso quer dizer que precisamos dar passos específicos a fim de não termos um estilo de vida impuro. Devemos deliberadamente nos afastar de qualquer coisa que glorifique a imoralidade ou que não
seja santa. "Segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo" (1 Pe 1:15,16). Ore para ser capaz de esquadrinhar e avaliar seus caminhos e voltar-se para o Senhor (Lm 3:40).

3. Santidade significa viver no Espírito e não na carne.

Nossos pensamentos carnais nos desqualificam tanto quanto nossas ações. Temos inveja de alguém? Estamos em conflitos? Há divisões não resolvidas em nosso meio? Damos espaço ao pecado intencionalmente? Se esse é o caso, então estamos vivendo na carne. E isso nos destruirá. "Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus" (Rm 8:5-8). Quando você observa honestamente os frutos de sua vida, você pode ver, a partir do que está colhendo, se
semeou para a carne ou para o Espírito. "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna" (Gl 6:7,8). Ore para que Deus a ajude a viver no Espírito e não na carne.


4. Santidade significa manter distância da imoralidade
sexual. 

A maior mentira que nossa sociedade aceita cegamente é de que é correto cometer pecado sexual. Deve ser triste para o Espírito Santo ver quantas mulheres se contentam com muito menos do que Deus tem para elas porque acreditaram nessa mentira. Por exemplo, uma
geração iludida acredita que praticar sexo oral com alguém com quem não se é casado não constitui sexo, portanto é possível entregar-se à carne e não colher as conseqüências. "Há daqueles que são puros aos próprios olhos e que jamais foram lavados da sua imundícia" (Pv 30:12). Mesmo que estejam seguros de não conceber uma criança, certamente concebem a morte em sua alma e, então, perguntam-se, depois que se casam, por que se apaga a paixão em seu casamento. A santidade significa não ser vítima da moda ou de tendências em pensamentos e atos. "Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da
prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus" (1 Ts 4:3-5). Peça a Deus que a ajude a manter-se sexualmente pura em sua mente, alma e corpo.

5. Santidade significa ser santificada por Jesus. 

Uma vez que aceitamos a Jesus, não podemos continuar a viver
conforme nosso antigo estilo de vida pecaminoso. Agora que temos Jesus vivendo dentro de nós e seu Espírito Santo nos enchendo e transformando, não há desculpas. Fomos santificadas pela oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas (Hb 10:10). "Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados"
(Hb 10:14). Isso não significa que não precisamos mais nos
preocupar com o pecado e que podemos fazer o que bem
entendermos, pois Jesus já cuidou de tudo. Significa, sim,
que devemos continuar a permanecer nele e pedir a Deus
que nos ajude a viver dentro de tudo aquilo que ele pagou
por nós na cruz.

6. Santidade significa andar com Deus.

Quando não procuramos caminhar com Deus e ter um estilo de vida de pureza e paz, não somos capazes de ver o Senhor com
qualquer clareza. "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hb 12:14). Ter estima pela santidade de Deus e viver em pureza é a única maneira de podermos ficar perto dele. "Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente" (Sl 24:3,4). "Mostrarei a minha santidade naqueles que se cheguem a mim e serei glorificado diante de todo o povo" (Lv 10:3). Não há nada mais importante do que estar perto de Deus.
Há um momento na vida de todas nós em que ficamos desesperadas por saber que Deus está perto e que ouve nossas orações e lhes responderá. Não teremos tempo para nos acertarmos com Deus; teremos de estar em ordem com ele. "Sabei, porém, que o SENHOR distingue para si o piedoso; o SENHOR me ouve quando eu clamo por ele" (Sl 4:3). Se queremos ver nossas orações sendo respondidas no futuro, o momento de começar a viver uma vida reta, pura e santa é agora.

7. Santidade significa deixar que Deus guarde você do
pecado. 

Santidade não é algo que você põe e tira como um chapéu. Ela é a vontade de Deus para nossa vida e algo que Deus planejou para nós desde o princípio: "Assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade" (Ef 1:4,5). Deus criou uma forma de vivermos em santidade. E ele pode nos manter santas. Quando nosso coração deseja viver em pureza e fazer a coisa certa, Deus nos guardará de cairmos em pecado. Quando Abraão disse ao rei Abimeleque que Sara era sua irmã e não sua esposa, Abimeleque a levou para sua casa. Contudo Deus disse a Abimeleque num sonho que ele em breve morreria, pois havia tomado a esposa de outro homem. Abimeleque disse: "Com sinceridade de coração e na minha inocência, foi que eu fiz isso" (Gn 20:5). Deus respondeu a Abimeleque: "Bem sei que com
sinceridade de coração fizeste isso; daí o ter impedido eu de pecares contra mim e não te permiti que a tocasses" (Gn 20:6).
Quando vivemos corretamente, Deus nos guarda do pecado.
É somente pela graça de Deus que podemos viver em santidade, mesmo depois que resolvemos fazê-lo. Isso porque Deus nos capacita para que façamos aquilo que ele nos pede. No entanto, ainda assim precisamos pedir-lhe que nos capacite. Deus quer saber que sua santidade é importante o suficiente para que a busquemos. As pessoas são impelidas para a santidade porque ela é atraente,
mesmo que essas pessoas resistam à presença da santidade em sua própria vida. Peça a Deus que realce sua beleza com a beleza da santidade dele.

DO LIVRO: O PODER DA MULHER QUE ORA


34 comentários:

  1. precisamos buscar a santidade todos os dias ,até que Jesus volte.......

    ResponderExcluir
  2. Olá boa tarde, posso compartilhar ? ótimo tema :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! O brigada por visitar meu blog e comentar esta postagem. Pode compartilhar sim.

      Excluir
    2. Oi! O brigada por visitar meu blog e comentar esta postagem. Pode compartilhar sim.

      Excluir
  3. gostei muito consegui tirar as minhas duvdas

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostaria de gravar um vídeo sobre esse assunto para meu blog/tumblr.

    Posso usar sua matéria?
    Colocarei ênfase e o link.
    Poderoso esse texto!
    Um abraço e a paz.

    ResponderExcluir
  5. Pura verdade.temos que buscar a santidade a cada dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus nos guarde em santidade e nos fortaleça à cada dia!

      Excluir
    2. Que Deus nos guarde em santidade e nos fortaleça à cada dia!

      Excluir
    3. Paz maravilhoso estudo que Deus abençoe mais e mais vc é toda sua familia

      Excluir
  6. Impossível não compreender estas verdades libertadoras tão bem expressadas.GLÓRIA A DEUS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por visitar e comentar. Que Deus nos ajude a ser fiel e nos santificarmos a cada dia.

      Excluir
  7. Quem escreveu esse tema sobre Santidade, é usado pelo Espírito Santo o tempo todo. Mais de Ti e menos de Senhor! Gostei muito me deu uma grande ajuda. Amem

    ResponderExcluir
  8. Otimo tema, só uma dica: continue sendo assim!

    ResponderExcluir
  9. PAZ do Senhor Abençoada, amei a palavra, sou Pastor e tenho lutado ferozmente contra o inferno e já o venci em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  10. e verdade a santidade e a base de tudo

    ResponderExcluir
  11. PERFEITO ...
    DEUS É MARAVILHOSO, JUSTO, FIEL.

    ResponderExcluir
  12. palavra edificante um bom estudo para nosso desenvolvimento

    ResponderExcluir
  13. Esse Texto Me Ajudou Muito, obrigada! a Paz Do Senhor.❤️🙏🏻

    ResponderExcluir
  14. Muito bom este estudo bíblico é de muito aproveito para nossa alma

    ResponderExcluir