quarta-feira, 11 de abril de 2012

UM FINAL FELIZ


NOEMI

imagem google
          O que você sente em relação a Deus quando as circunstâncias de sua vida são terríveis? Uma desconfortável sensação de raiva e um misto de desconfiança? Mas, e se as circunstâncias fossem mais do que terríveis? E  se a vida despencasse em cima de você com uma soma de tragédias - perda de emprego, seguida de uma mudança forçada, da morte de um membro da família muito amado, de uma segunda e terceira morte, de pobreza, sem previsão de final feliz? Em momentos como esse, talvez você começasse a questionar: " Onde está Deus? Será que Deus é realmente bom? Ele se importa comigo? Ele me odeia? E você pegunta: Porque comigo?

                 Noemi sofreu essas perdas. Não é de admirar que, ao retornar para seu lugar de origem, em Belém, ela saudasse seus amigos dizendo: " Não me chameis Noemi; chamai-me Mara; porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso. Cheia parti, porém vazio o Senhor me fez tornar"9 Rute 1: 20,21) 
Apesar da tragédias, e de seus questionamentos, Noemi permaneceu maleável para com deus. Até mesmo seu retorno à Belém  demonstrava que estava aberta à solução de Deus em sua vida. Ela sabia que as pessoas de lá adoravam ao Deus Verdadeiro. Poucos dias depois, quando Rute voltou para casa com um cesto cheio de grãos, as primeiras palavras de Noemi apontavam para Deus: " Bendito seja ele do Senhor" ( Rute 2:20) Noemi passou então a seguir os antigos costumes religiosos do seu povo.
                    Anos antes Deus dera instrução para o sustento dos pobres. Nas colheitas, os donos das terras deviam deixar parte dos grãos no campo para que os que não possuíam propriedades pudessem apanhar o suficiente para comer. Noemi seguiu esta prática quando enviou Rute aos campos. E Boaz fez o mesmo ao deixar grãos para Rute colher. 
                 A lei ainda protegia os interesses das viúvas ao instruir que um cunhado ou outro parente próximo lhe oferecesse casamento, filhos e propriedades. ( Deuteronômio 24) Noemi apelou para esses costumes religiosos, não em seu favor, mas a favor de Rute. Em tudo isso ela tomou muito cuidado, garantindo dignidade e escolha pessoal tanto para Rute quanto para Boaz. 
                 Noemi pode mais uma vez experimentar a bondade de Deus. No final da história, a velha e sábia Noemi embala seu neto, rodeada pelas vizinhas que abençoam o bebê e convidam Noemi a bendizer o Senhor. ( Rute 4:14).
                  A vida de Noemi nos encoraja a perseverar na fé. Durante as tragédias, você pode CERCAR-SE DO POVO DE DEUS, assim como Noemi fez, e permitir que soprem as brasas quase apagadas de sua fé, trazendo-lhe nova vida. Pode também alimentar amizades saudáveis, tomando o cuidado de garantir dignidade e independências a essas amigas.
                  Você pode lembrar-se da bondade e da misericórdia de DEUS e buscá-las de novo. Quando o louvor ficar entalado em sua garganta, você saberá que esses dias difíceis de sofrimento passarão, e que algum dia oferecerá novamente o seu louvor a Deus. 

Para saber mais a respeito de Rute, leia  Rute 1-4.

Bíblia de Estudo da Mulher -  Editora Atos
Deep Roots At Home

Nenhum comentário:

Postar um comentário